
Geologia é o estudo austero do esqueleto da paisagem
Meteorito gigante ilumina a noite da Argentina
24-04-2013 16:22
Meteorito é o nome que designa um meteoroide quando este atinge a superfície terrestre.
Os meteoroides são fragmentos de materiais que vagueiam pelo espaço, formandos por fragmentos de asteroides ou cometas ou ainda restos de planetas desintegrados, podendo variar de tamanho (desde simples poeiras a corpos celestes com quilômetros de diâmetro).
Dependendo da sua composição podem ser aerólitos (compostos por rochas), sideritos (compostos por metais) ou siderólitos (compostos por rochas e metais).
Quando se observa a passagem de um meteoroide ele “trás” consigo luz. Este fenómeno luminoso denomina-se meteoro ou estrela cadente. Pode apresentar várias cores que dependem da velocidade do movimento e da composição do meteoroide, deixar rasto e produzir som.
A aparição dos meteoros pode-se dar sob duas formas: "chuvas de meteoros" em que os meteoros parecem provir do mesmo ponto do céu noturno, denominado de radiante ou "meteoros esporádicos".
Existem dois tipos de meteoros que se destacam pela sua espetacularidade: as Bolas de Fogo e os Bolóides.
No passado dia 20 de Abril de 2013, um meteorito foi visto na Argentina. É espantoso como um corpo com apenas 20 cm de diâmetro, aproximadamente, consegui iluminar a noite! "Quase fiquei cego com tanta luz!" comentou uma das testemunhas.
—————