Geologia é o estudo austero do esqueleto da paisagem


Sismos nos Açores

30-04-2013 20:05

No passado dia 30/04/2013 foram sentidos dois sismos na ilha de S.Miguel nos Açores:

 

sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/04/30/dois-sismos-registados-na-ilha-de-sao-miguel-acores

 

sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=74019&keepThis=true&TB_iframe=true&height=650&width=850&caption=SAPO+Not%C3%ADcias+-+Geral

 

Um sismo consiste na vibraçao das partículas dos materiais do globo terrestre originada pela libertaçao brusca de energia acumulada numa zona do interior da Terra - hipocentro.

No caso dos Açores, por eles se situarem numa zona de limites de placas tectónicas, a causa destes sismos é de origem tectónica. Ou seja, nas falhas que se encontram ativas naquele local originam-se deformações progressivas e elásticas nas rochas, efeito de enormes tensões, acumulando-se a energia. Quando se ultrapassa o limite de elasticidade das  rochas sujeitas a essas deformações, a energia é libertada e há um deslizamento brusco de um dos lados da falha. Para que esta volte á sua posiçao original há logo de seguida um reajustamento elástico. Estes fenómenos denominam-se por Teoria do Ressalto Elástico.

Em S.Miguel foram sentidos dois sismos, sendo primeiro o principal, de magnitude 5,4 e o segundo uma réplica (sismo de menor intensidade, posterior ao principal) de magnitude 4,4. A magnitude de um sismo permite quatificar a energia libertada no hipocentro.

Mapa das principais falhas ativas dos Açores

 

Localização geográfica dos Açores

 

—————

Voltar



Crie o seu site grátis Webnode