Geologia é o estudo austero do esqueleto da paisagem


Vulcão Etna

24-04-2013 16:58

Nas últimas semanas, o Etna vinha demonstrando indícios de que entraria em erupção em breve. Em 22 de janeiro de 2013, por exemplo, expeliu jatos de lava que podiam ser vistos facilmente do sopé do monte, na Sicília (Itália). Finalmente, a 19 de fevereiro, a sua explosão foi captada em vídeo.

www.youtube.com/watch?v=VYbgR_C1HLs&feature=player_embedded

 

A quantidade de rochas, gases e lava que um vulcão emite e a violência da erupção determina o tipo de atividade vulcânica.

As erupções vulcânicas podem ser divididas em explosivas e efusivas. As primeiras estão associadas a lavas muito viscosas, com origem em magmas ácidos (ricos em gases e sílica). Pela sua viscosidade estas lavas solidificam na cratera e formam agulhas e domos (acumulações de lava consolidada na cratera, com formas arredondadas). São erupções muito violentas devido á acumulação de gases acompanhadas por explosões com emissão de piroclastos e formação de nuvens ardentes. Em contrapartida, as erupções efusivas associam-se a lavas fluidas com origem em magmas básicos (pobres em sílica e com poucos gases). Pela sua fluidez a emissão das lavas é rápida formando-se grandes escoadas que podem percorrer grandes distâncias com velocidades variáveis.

 Alguns vulcões exibem somente um tipo de erupção durante um intervalo de atividade, enquanto outros podem mostrar uma sequência de diferentes tipos, sendo denominada de erupção mista.

 

Nuvem ardente

 

Agulha: acumulação de lava com formas alongadas e pontiagudas que consolidaram no interior daa chaminé.

—————

Voltar